BRINCANDO E JOGANDO: COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Para que servem as coordenadas geográficas


As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. É através da interseção de um meridiano com um paralelo que podemos  localizar cada ponto da superfície da Terra.
Suas coordenadas são a latitude e a longitude e o princípio utilizado é a graduação (graus, minutos e segundos).
Os paralelos e os meridianos são indicados por graus de circunferências. Um grau (1°) equivale  a uma das 360 partes iguais em que a circunferência pode ser dividida. Um grau por sua vez dividi-se em 60 minutos (60') e cada minuto pode ser divido em 60 segundos (60"). Assim um grau é igual a 59 minutos e 60 segundos.
Os paralelos são linhas paralelas ao Equador, sendo que a própria linha imaginária do Equador é um paralelo. O 0º corresponde ao equador, o 90º ao pólo norte e o -90º ao pólo sul.
Os meridianos são linhas perpendiculares ao Equador que vão do Pólo Norte ao Pólo Sul e cruzam com os paralelos. Todos os meridianos possuem o mesmo tamanho e o ponto de partida para a numeração dos meridianos é o meridiano que passa pelo observatório de Greenwich, na Inglaterra. Logo, o meridiano de Greenwich é o meridiano principal (0°). A leste de Greenwich os meridianos são medidos por valores crescentes até 180º e, a oeste, suas medidas são decrescentes até o limite de -180º.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVYt7C_J7U-DYbqa1XDh0vdt1Kl4kqtEke-lUa0TcTG2CUD3gW_Zv4gP5e5EvKvC-No4Vlhtp66XkMx9o6L7JzY5YaB-6gCipjznYLB6t8cBy8fvNa79Fyx5m8-pP99XIrgTdAUTT_Y0s/s400/meridianos.jpg
A partir dos meridianos e paralelos, foram estabelecidas as coordenadas geográficas que são medidas em graus e, a partir das coordenadas geográficas é possível localizar qualquer ponto da superfície da Terra.

Latitude


Latitude é o ângulo formado entre o Equador e um ponto estimado. Todos os pontos do Equador  possuem latitude geográfica igual a 0º. Pontos situados ao norte do equador têm latitudes maiores que 0º variando até 90º que é a latitude do pólo geográfico norte. Da mesma forma variam as latitudes ao sul do equador terrestre, desde 0º a 90º, latitude do pólo geográfico sul. Para se diferenciar os valores, atribui-se sinal positivo para as latitudes norte e negativo para as latitudes sul.

 

Longitude

� o �ngulo formado entre o meridiano que passa por determinado lugar e o meridiano de Greenwich. A longitude � medida de 0� a 180�, para leste ou para oeste de Greenwich. Por conven��o, atribui-se tamb�m sinais para as longitudes: negativo para oeste e positivo para leste.
Ao termos  os valores da latitude e da longitude de um local desejado, teremos determinado as coordenadas geográficas do mesmo.
fonte:http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/coordenadas_geo/


Sites que ajudam a entender as Coordenadas Geográficas

http://passatempo.ig.com.br/jogos/batalha-naval/
http://borajogar.net/jogos/zombierampage/

Nenhum comentário:

Postar um comentário